Últimas Notícias > PRORROGADA! Exposição Nome Próprio, até 20/01/2018

PRORROGADA! Exposição Nome Próprio, até 20/01/2018

07/11/2017

Nome Próprio.jpg

Exposição Nome Próprio

NOME PRÓPRIO é um registro que tem por desejo enaltecer a potência das possibilidades múltiplas, na contramão da visão simbólica construída e culturalmente sedimentada no Brasil sobre as mulheres negras, visão que ainda nos atribui uma perspectiva meramente utilitária, descartando a humanidade em nossas vivências.

O conjunto de 12 telas traz retratos de mulheres que dispuseram uma narrativa própria ao olhar do artista e que por tal particularidade, não se condiciona ao imaginário ou à expectativa do mesmo. Em sua obra, Alejandro parte da estética do Muralismo Latinoamericano, os grandes retratos redimensionam o olhar, trazem à tona para o espectador uma visão que tanto nas artes quanto no cotidiano, parecem estar destinadas à invisibilidade.

A exposição dá continuidade ao trabalho de Alejandro Ruíz, artista que tem como tema recorrente a cultura afrodescendente no Uruguai e Brasil, países esses onde iniciou suas atividades na militância e nas artes, respectivamente, tendo contribuído com o Carnaval de Porto Alegre aproximando a Academia da Arte Popular e Semana da Consciência Negra.

Aline Gonçalves, curadora.

Sobre o artista:

Ramón Alejandro Ruíz Velazco nasceu na Argentina em 12 de maio de 1968, viveu e estudou no Uruguay e vive no Brasil desde 1990.
É artista plástico, escultor e pintor, com Bacharelado em Escultura pelo Instituto de Artes da UFRGS e licenciando em Artes Visuais, pela mesma Universidade. Possui pós-graduação de Arte no Campo, realizada na UDESC.
Foi Secretário de Cultura da cidade de Esteio (1997 a 2003), integrou o Conselho Estadual de Cultura (1999 a 2002) e atualmente é presidente da Associação de Artistas Ateliê Um.
Realiza sua produção de arte figurativa vinculada a Arte Monumental, em especial, o Muralismo Latino-americano nas suas mais diversas linguagens. Mantém um Ateliê de Pintura e Desenho, bem como outro de Escultura e Relevos, na Senhor dos Passos 259.

Serviço: Exposição Nome Próprio

Abertura: 07/11/2017 às 19h30

Visitação: 08/11 a 02/12/2017, de terças a sextas das 10h às 19h e sábados das 11h às 18h.

Local: Sala O Arquipélago - 1º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS)

Entrada franca