Programação

Curso de Introdução ao pensamento de Hannah Arendt

 

Do dia 18 a 22 de março, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo recebe o curso de Introdução ao pensamento de Hannah Arendt, ministrado por Nuno Pereira Castanheira.

Hannah Arendt é uma das pensadoras políticas mais relevantes do séc. XX e segue tendo uma influência determinante nos esforços de compreensão dos fenômenos políticos do nosso tempo. Desse modo, o curso pretende apresentar e discutir o lugar central da questão política em Hannah Arendt, começando pela sua pergunta pelas origens e o significado do totalitarismo e a sua relação com o projeto de repensar as atividades humanas, tal como é exposto em A Condição Humana. Para tal, serão discutidos temas como: o significado da proposta arendtiana de pensar o que estamos fazendo; a prioridade da vida ativa sobre a vida contemplativa; a distinção entre privado e público e o seu papel na socialização do ser humano; a relação entre os conceitos de trabalho, obra e ação; a sociedade de massas; a alienação consumista; a perda de individualidade; e a possibilidade da liberdade e da política num mundo pós-totalitário.

Dias e horário: De 18/03 a 22/03, das 19h às 22h

Investimento: R$ 120,00

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Rua dos Andradas, nº 1223 - Centro Histórico

Sala As Aventuras do Avião Vermelho – 6º andar

Contato para mais informações: npcastanheira@gmail.com

 

Sobre o ministrante:

Nuno Pereira Castanheira é doutor em Filosofia Política pela Universidade de Lisboa (2015), com uma tese sobre o pensamento de Hannah Arendt. Obteve o pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Com especialização em Ética e Política (2005) e licenciatura em Filosofia (2003), é membro-colaborador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Na sua pesquisa atual procura pensar as diversas dimensões da crise ecológica – ética, política, normativa – e o conceito de Antropocênico a partir do pensamento e obra de Hannah Arendt, assim como de outros autores da contemporaneidade. Trabalhou na área de comunicação e política de ambiente em organizações não-governamentais e foi membro da direção da Sociedade de Ética Ambiental (Portugal).

Dias e horários
Local CCCEV