Programação

Exposição "Fragmentos de um novo território"

 

Inaugura no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, no dia 19 de junho, a exposição Fragmentos de um novo território, da artista Isabel Sommer.

A mostra é o resultado de várias experiências artísticas, onde Isabel Sommer escolhia algumas paisagens naturais e a partir delas realizava intervenções. Utilizando faixas de algodão tingidos, repensa a paisagem e o território, quando recria e captura através de recortes fotográficos esse cenário. Seu interesse não reside em registrar a experiência em si, mas os resíduos dessa imersão. Mesmo sendo fragmentos, essas imagens são cheias de grafismos e pura potência poética.

A partir dos hábitos de observação do céu, do horizonte e de paisagens naturais, Isabel Sommer iniciou sua busca por compreender como as cores, nuances e transições cromáticas são percebidas por nossa retina. Esse olhar para o horizonte, que permanecia constantemente em modificação, foi motivador para muitos registros fotográficos e depois explorado com tintas e pigmentos, na tentativa de decifrar essa paleta de cores.
Isabel realizou posteriormente ações em espaços naturais, onde a fotografia surgiu novamente como possibilidade de fixar essas imagens. Com isso, surgiram essas novas paisagens como resultado desses vários desdobramentos, em que as cores, linhas, formas e camadas revelam uma complexidade pictórica.

Abertura: 19/06 às 18h30min
Visitação: 20/06 a 21/07/18
Sala O Arquipélago – 1º andar

Sobre a artista:

ISABEL SOMMER (Esteio, RS, 1964) é artista plástica, bacharel em Artes Visuais (FEEVALE, 2009) com especialização em Pintura, Gravura e Processos Híbridos (FEEVALE, 2011). Desenvolve pesquisa em pintura e seus diversos desdobramentos. Através da intervenção urbana ampliou seu trabalho com novas experiências e incursões em espaços diversos. Produções relevantes: Impregn-ações, Flutuações, Cuida-se, Troca-se, Empresta-se, Ando Sonhando, Percurso, Ocupação 192 e Acúmulos. Participou de exposições individuais e coletivas em Porto Alegre, São Leopoldo, Montenegro, Novo Hamburgo, Lajeado, Cachoeirinha, Pelotas, Caxias do Sul, Montenegro e Florianópolis.

 

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Rua dos Andradas, 1223
Centro Histórico - Porto Alegre / RS

Entrada gratuita

Dias e horários
Local CCCEV