Aconteceu > Curso Cinema Queer: Identidade & Diversidade

Curso Cinema Queer: Identidade & Diversidade

04/12/2018

Cinema Queer - CARTAZ 2.jpg

Nos dias 8 e 9 de dezembro, acontece no CCCEV o curso Cinema Queer: Identidade & Diversidade, ministrado por Rosângela Fachel de Medeiros. Com o objetivo de traçar um panorama geral da questão do queer no cinema, o curso parte do entendimento do conceito e de sua apropriação no âmbito cinematográfico mundial para então repensar sua configuração no âmbito dos cinemas latino-americanos e brasileiro.
A Teoria Queer reivindicou um modelo de política interseccional que rejeita as noções de identidade monolíticas e dicotômicas: homem, mulher, branco / não-branco, heterossexual /homossexual. E entende a sexualidade como devir – como algo movediço, ambíguo e ambivalente, em permanente mutação, e que responde ao contexto histórico-cultural em que está inserida.
O Cinema Queer diz respeito, então, a produções cinematográficas que subvertem o discurso e a estética heteronormativa – na forma e no conteúdo. Suas narrativas abordam sexualidades fluidas que rompem com padrões tradicionais e têm como protagonistas e/ou personagens de destaque indivíduos LGBTQIA (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo e Assexual).

Datas e horários: 2 Aulas presenciais, dias 08 e 09 de dezembro, das 09h30 às 12h30.

Inscrições: www.cinemacineum.blogspot.com.br

Sobre a ministrante:
Drª Rosângela Fachel de Medeiros possui mestrado e doutorado em Literatura Comparada pela UFRGS, e graduação em Comunicação Social pela PUCRS. É Professora Visitante do Mestrado em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pelotas; e vice-líder do Grupo de pesquisa (CNPq) "Narrativas Contemporâneas e Estudos Culturais" – URI/FW. Atuou como colaboradora nos festivais: FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul /Brasil, como selecionadora e jurada; e FIS-MED – Festival Internacional de Series Web – Medellín/Colombia, como jurada.

Contato: Jorge Ghiorzi – F: 99969-4757 / cineum@cineum.com.br

Realização: Cine UM

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Sala de Oficinas 1 (Avião Vermelho)
Rua dos Andradas, nº 1223 – Centro Histórico