Aconteceu > CCCEV sedia Cerimônia de Entrega do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras

CCCEV sedia Cerimônia de Entrega do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras

12/12/2017

Convite Dezembro 2017.jpg

Na terça-feira, 12, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo recebe a cerimônia de entrega do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras. O concurso literário contempla três categorias: escritor do ano (que receberá o Troféu Academia Rio-Grandense de Letras), melhor livro de poesia (Troféu Alceu Wamosy) e melhor tese ou dissertação sobre literatura gaúcha (Troféu Dyonélio Machado). O Prêmio Academia Rio-grandense de Letras é conferido anualmente e tem como objetivo destacar autores gaúchos que tenham obra consistente e de qualidade no cenário nacional, assim como promover a crítica literária sobre a literatura gaúcha e a poesia.
A Academia Rio-Grandense de Letras, fundada em 1901, tem como objetivo o culto às letras e o estímulo da cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Confira os finalistas do Prêmio neste ano de 2017:

Finalistas do Troféu Alceu Wamosy (Categoria Poesia)
1) Demétrio de Azeredo Soster – Quase Coisa
2) Germana Zanettini – Eletrocardiodrama
3) Maria do Carmo Campos – Cenas Mínimas

Finalistas do Troféu Dyonélio Machado (Dissertação ou Tese Acadêmica)
1) Daniele Marcon (Orientador: João Claudio Arendt – Universidade de Caxias do Sul) – Afinal de contas, o que é um gaúcho? Erico Verissimo e as identidades regionais do Rio Grande do Sul
2) Fabrício Antônio Antunes Soares (Orientador: Jurandir Malerba – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) – Farrapos de estórias: romance e historiografia da Farroupilha (1841-1999)

Serviço: Cerimônia de Entrega do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras
Data: 12 de dezembro de 2017, às 19h
Local: Auditório Barbosa Lessa Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, nº 1223 – Centro Histórico de Porto Alegre)
Informações: contato@arl.org.br